Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Morro do Cantagalo > El Cracaton Cracatos

El Cracaton Cracatos Imprimir informações da via
A2+ IV
Cadastrada por: Luciano Bender, em 04-06-2023 às 11:32
Alterada por: Luciano Bender, em 04-06-2023 às 12:06
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: artificial
Extensão: 60 metros
Descrição: Via localizada à esquerda dos pilares do Corte Cantagalo.

A via foi repetida e estendida em 05/05/2009 por Arthur Estevez e Kika Bradford, de cujo relato foram extraídas as informações abaixo:

Por ser pouco frequentada, é possível que a curta trilha esteja um pouco fechada, sendo recomendável levar um facão.

Inicia-se pela Chaminé até chegar à parada Tripla que dá inicio à escalada propriamente dita (mas essa não é a P1). A enfiada segue por uma aresta que forma entre o grande negativo e a parede positiva que faz da via uma linha bem vertical. Após alguns metros, essa fenda acaba e chega a dois grampo de ½", um lance de Cliff em agarra natural, mais um em buraco de Cliff e chega-se à P1. Fica a dica de ir até a primeira chapa depois da P1, e evitar a queda de Fator 2 em apenas um grampo.

Já na fenda da segunda enfiada, após algumas peças, chega-se a um ponto-chave. O lance não é muito óbvio e exige um pouco de leitura. Dali, há duas opções: tocar reto em livre ou seguir por uma fenda meio podre pela esquerda em artificial. Neste último caso, algumas peças duvidosas e sempre muito pequenas são necessárias. Pode ser utilizado um Rurp e um Alien Preto (o menor). Depois, volta-se para a direita, em agarra natural com Cliff. Fazendo-se essa travessia para direita, encontra-se uma fenda entupida por mato, onde cabe um Camalot # 2 para proteger as últimas passadas da segunda enfiada. Em seguida, chega-se ao grampo da P2 - na base do grande diedro superior. Dali, pode-se tocar em livre. Chegando à virada do diedro, a parede fica bem vertical e muito podre, podendo ser a parte restante "artificializada". Mais algumas peças e chega-se a um grampo. A fenda continua por um pequeno trecho (extensão da via) até dominar um pequeno teto no fim do diedro e chegar-se ao grampo final.
Fonte: Relato de Arthur Estevez no site Adventure Zone, disponível em https://www.adventurezone.com.br/blog/el-cracaton-cracatos
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalot até # 5
  • 1 jogo de Camalot até # 4
  • 1 jogo de Camalot até # 1
  • 1 jogo de Alien
  • 1 jogo de Microfriends
  • 1 jogo de Nuts
  • 1 Rurp
  • Tricams até o # 3
  • Cliffs Talon, Hanger e Hook
Data da conquista: 1995
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local